sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dicas de Paris - Onde e o que comer

Olá,

Viajar é bom demais e conhecer e experimentar a gastronomia dos lugares é melhor ainda. Paris é muito conhecida por sua culinária sofisticada, seus bistrôs chiquérrimos e claro, seus pães. 
Fui disposta a conhecer os pratos clássicos e alguns lugares que tive indicação, apesar de muita gente me dizer que qualquer portinha que eu entrasse em Paris eu iria amar. 
Como fiquei hospedada no bairro de Montparnasse, escolhi muitos lugares lá na região para comer, mesmo porque lá tem um reataurante do lado do outro. 
Então listei algumas iguarias típicas para os dias que estive lá, como: 

  • Croque Monsieur - Comi o meu no Odessa, na Rue D'odessa em Montparnasse que era pertinho do meu hotel. Mas certamente, qualquer bistrô parisiense vai oferecer um delicioso croque. Lembrem-se que a diferença entre o Monsieur e o Madame é que o Madame vem com o ovo frito em cima, normalmente é um pouquinho mais caro por causa disso.

  • Entrecôt - Indico o Le Plomb du Cantal que fica na Rue de la Gaité, 3 em Montparnasse, que conheci por acaso por ser pertinho do meu hotel. A carne era incrivelmente macia e você pode escolher o acompanhamento como fritas, purê de batatas (aligot) ou a minha opção, batatas rústicas com queijo e alho (truffade), que vale muito a pena experimentar. O lugar é super movimentado, os garços super educados e atenciosos e o preço bom.

  • Crepes - A cada dois passos que damos em Paris, encontramos uma creperie. Pelas andanças em torno do meu hotel, uma que me chamou atenção por estar sempre cheia e com filas na porta foi a Creperie Josselin também em Montparnasse na Rue du Montparnasse 67, lá eles servem um crepe de massa integral com mais de 50 tipos de recheio. Massa bem fininha e levinha, atendimento rápido e bom preço. Indico também comer um crepe de nutella na rua, próximo aos principais pontos turísticos da cidade você vai encontrar vários. 

  • Baguetes - As baguetes parisienses são de enlouquecer. Super crocantes, saborosas e muito tradicionais é impossível um lugar que não ofereça as baguetes como acompanhamento dos pratos ou que não ofereça sanduíches mega suculentos feitos com a baguete. Com certeza, qualquer Boulangerie que você entrar, você vai se surpreender. Eu comi sanduíches de baguete deliciosos no Eric Kayser que tem várias unidades como a da Rue Assas, 87 pertinho do Jardim de Luxemburgo (lá, comprei várias coisinhas para um pic nic no Jardim, inclusive uma eclair deliciosa). Comi uma baguete tostada divina, de presunto parma com mussarela ao lado da igreja de Notre Dame chamado Café le Petit Pont que fica bem na esquina na Rue du Petit Pont com a Rue de La Bûcherie.


  • Creme Brulée - Esse também é o doce queridinho dos Parisienses e eu sou super suspeita porque AMO demais. Todos os bistrôs e docerias oferecem o creme, mas eu comi o meu pertinho do meu hotel, num lugar também que super indico, que é o Café de la Place na Rue D'odessa 23. Garçons super atenciosos e educados, atendimento rápido e preço bom.

  • Eclair - Indico o Angelina, doceria super conhecida e super concorrida que fica na Rue Rivoli 226, a Fauchon que é a mais conhecida doceria de Paris, na Place de la Madeleine, 30. Mas em qualquer doceria que você passar pela frente, pode ter certeza que vai comer uma deliciosa eclair.

  • Macarons - O mais tradicional é a Ladureé, porém é também o local mais concorrido na Champs Eliseé. Indico também o Macaron al Gelato do Amorino, que é gelado e vem com recheio de sorvete em vários sabores diferentes. Inclusive, não deixem de experimentar os sorvetes de lá também que podem ser acompanhamento de waffles açucarados.

  • Petit Gateau - Esse é o mais procurado em Paris, porém eles não sao encontrados com esse nome lá, para comer um petit gateau em Paris, você deve pedir um fondant au chocolat que normalmente vem acompanhado de uma bola de sorvete de creme.

  • Quiche Lorraine - Comi em um bistrô na Champs Elisee que estava divino, chamado Bistrô Romain. Eles servem um pedaço generoso da quiche que dá até para dividir para duas pessoas facilmente. A quiche é vendida até em supermercados como o Monoprix, não comi lá, mas tinha uma cara muito boa.

  • Croissant - O verdadeiro croissant encontramos na França, lá em Paris qualquer esquina também pode ser encontrada a iguaria que na maioria das vezes são enooormes. No café da manhã do meu hotel, todo dia tinha croissants e baguetes quentinhos e fresquinhos (uma delícia). Não deixem de experimentar o concorridíssimo croissant do Paul, que é uma Boulangerie incrível com vários endereços, mas tem uma bem pequena (e apertada) na Champs Eliseé, bem perto da Sephora.

De todos esses que provei, amei tudo. Diferente do que pensei, os pratos são enormes e dependendo do lugar dá até para dividir. Tradição em Paris é degustar o seu prato sempre acompanhando um bom vinho (tinto ou branco) da casa, que as vezes custa até mais barato que um refrigerante. 

Ah mais uma dica, quem vai pela primeira vez para França não repare muito na higiene dos lugares e dos utensílios, pois acho que lá eles não se preocupam muito em entregar talheres limpinhos nem pratos e muito menos copos. Mas enfim, estamos em Paris e isso é o que menos importa nessas horas (rsrs). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...