terça-feira, 8 de setembro de 2015

Dicas de Toronto - Transporte

Olá,
Mais uma dica para quem vai para Toronto é o meio de locomoção na cidade. Essa é uma dica de ouro pois antes de eu vir para cá eu tinha pesquisado muito e consegui me planejar durante minha viagem toda sem precisar usar taxi, que é de fato muito caro!
A primeira dica que eu dou para quem estiver indo para Toronto, seja para estudar ou para passear, é tentar ficar hospedado em Downtown, assim, para as maiorias dos lugares dá para ir a pé, visto que a cidade é plana e super fácil de andar.
Se não der para ficar em downtown, fique tranquilo, pois a cidade conta com o TTC (Toronto Transit Commission) com opções de ônibus, metrô e streer car. Entre as três opções, a melhor e mais rápida é o metrô, então tente ficar próximo a alguma estação!!

Bicicleta
No verão, muita gente anda de bicicleta em Toronto, como falei, a cidade é plana e pedalar nas ruas é super tranquilo. Nas principais ruas tem ciclofaixas o wue torna o percurso muito mais tranquilo e seguro. Em vários lugares, primcipalmente próximo as estações de metrô você pode encontrar bicicletas para alugar, naquele esquema de colocar o cartão de crédito. Vi muita gente saindo do metrô e pegando uma bike para continuar o trajeto. Temtei alugar uma bike um dia mas não consegui, tinha que ter feito um pré cadastro no site e eu fiquei com preguiça. 





Metrô 
A melhor opção para andar em Toronto principalmente no inverno. Porém, para nós brasileiros, é uma opção cara pois a passagem unitária (token) custa 3 dólares canadenses (cerca de 10 reais). É super tranquilo andar de metrô, você só precisa se localizar entre Norte, Sul, Leste e Oeste. No começo da para se confundir um pouco, mas não tem erro, é super fácil. Os moradores de Toronto reclamam um pouco pela pouca quantidade de linhas que existem, mas para nos turistas, é suficiente.
O TTC conta com a opção de comprar bilhetes diários por 19 dólares e você anda o dia inteiro de ônibus, metrô ou street car a vontade, semanal por 40 dólares ou o mensal por 130 dólares. Quem estiver indo estudar em Toronto, na estação Broadview (linha verde) eles fazem uma carteirinha de estudante por 5 dólares e dão desconto nas recargas semanais ou mensais. Os descontos não são muito significativos, mas para quem for ficar bastante tempo vale a pena.


Se você usar o ticket unitário e precisar usar depois do metrô, um ônibus ou um street car, você pega um 'bilhete' de transfer que tem dentro das estações de metrô e apresenta para o motorista, assim você não precisa pagar duas vezes. Ótimo, né.




É super tranquilo andar de metrô, os moradores usam muito esse transporte e não costuma dar muito problema não. Todas as estações tem televisores mostrando o horário que chegará o próximo trem e pelo menos comigo nunca demorei mais de 3 minutos aguardando. 

Street Car
O famoso bondinho de Toronto. Não tem muitas opções de percursos mas é uma ótima dica para andar pela Spadina, uma das vias mais famosas da cidade. É bem bonitinho e gostoso andar de bondinho, vale dar um passeio caso não faça parte do seu percurso. Na Queen street ele vai beirando o lago Ontario, belo visual.


Ônibus
Andar de ônibus é tranquilo, porém não é tão rápido quanto andar de metrô. A melhor parte de andar de ônibus em Toronto é olhar no google maps o horário exato em que ele vai chegar no ponto. O google nunca erra e os moradores usam muito essa tática para usar o transporte.
Os pontos são tranquilos, vazios e fechados com vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...