Olá,
Hoje trouxe uma dica bem bacana que li no site do Uol esses dias e achei interessante compartilhar com vocês, sobre atitudes no trabalho que fazem perder o emprego rapidinho. #Ficadicapontocom!!!! O que acharam?
DESCOMPROMISSO COM O TRABALHO: não se mostrar proativo, agir sem entusiasmo e dedicar-se pouco às tarefas podem depor contra você. "Quando o profissional ingressa em uma empresa, a sua imagem e competência ainda estão à prova. Portanto, é preciso empenho consistente, o que demonstrará seu valor", diz Alexandre Prates, especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. Além disso, passado o período de experiência, é preciso não desanimar. Continue levando ideias novas, demonstrando interesse e executando as tarefas com capricho
PERDER TEMPO COM PROBLEMAS PESSOAIS: desavenças com o marido ou a namorada, problemas com a escola do filho ou ligações intermináveis para resolver assuntos bancários estão fora de cogitação. Para a psicoterapeuta Cristiane Moraes Pertusi, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP e especialista na área de aconselhamento de carreira, "os problemas pessoais devem ser resolvidos em outro momento, mesmo que envolvam colegas de trabalho", diz. O objetivo profissional é o mesmo de todo o grupo, por isso nada justifica desviar a atenção de suas tarefas. É claro que há exceções, como uma emergência. Mas não inclua à sua rotina profissional tarefas que não fazem parte do trabalho.
UTILIZAR, CONSTANTEMENTE, FERRAMENTAS DO TRABALHO PARA USO PESSOAL: há quem deixe para imprimir documentos pessoais na empresa; outros aproveitam o material de escritório ou estrutura da empresa em benefício próprio ou utilizam o computador e a internet do escritório para tarefas pessoais. Ocasionalmente, isso pode ocorrer, afinal, passamos grande parte do dia trabalhando. Há, também, profissões em que é importante estar sempre conectado às redes sociais, por exemplo. Mas o uso frequente para fins que não são profissionais pega mal com a chefia.
Imagem 8/11: ACOMODAR-SE NO CARGO: funcionários que ficam anos em uma mesma posição profissional e não mostram interesse em aprender mais ou desenvolver novas aptidões correm sérios riscos. "O profissional tem que se manter atualizado e sempre procurando se desenvolver"
TER COMPORTAMENTO INADEQUADO: oos mais variados níveis de comportamento inadequado são prejudiciais à carreira, desde a maneira de se vestir ao jeito de conversar ou atender ao telefone. Conversar em tons muito alto, falar palavrões, fazer piadas preconceituosas, falta de higiene e desleixo pessoal podem levar rapidamente à demissão.
CRIAR PROBLEMAS, NÃO SOLUÇÕES: um bom profissional não deve jamais ser o causador de situações conflituosas, muito menos alimentá-las. "Não se deve fazer de cada situação desagradável entre a equipe um problema que os líderes tenham de resolver. Não é isso que ajudará a manter a ordem", diz a psicoterapeuta Cristiane Moraes Pertusi. Em casos assim, a maturidade e o bom senso falam mais alto e são atitudes apreciadas pelas chefias. Se você tem um problema, tente resolvê-lo primeiro, antes de levar ao chefe. Se você não pode tomar essa decisão sem consultar um superior, leve opções de solução para facilitar a vida dele.
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